segunda-feira, janeiro 21, 2008

" Acabou Chorare" George Orwell


Ai que saudade dos movimentos tropicalistas, dos psicodelistas, das novidades culturais, estou cansado de me contentar com estas novidades que se dizem tais novidades, na data de hoje a morte abatia George Orwell escritor britânico, que atendia por um pseudônimo de Erik Arthur Blair, autor do livro A Revolução dos Bichos, foi imediatamente interpretada como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Soviética, chegando a ter sido utilizada pela propaganda anticomunista.

O Clássico foi lançado em uma época que correspondia ao final da Segunda Guerra Mundial.

Orwell era socialista e criticava abertamente tanto o comunismo como o capitalismo.

Neste livro o autor constrói uma sátira em que critica a Rússia Soviética e o autoritarismo stalinista, ambos resultantes da Revolução Soviética. Devido ao fato de à época da sua primeira publicação, a URSS ser aliada da Inglaterra, o autor teve complicações em publicar o livro.
Inspirou bandas como Pink Floyd num album que teve o comando de Roger Waters o décimo 15º da banda de 1977, com um ar de militarismo irônico, o mesmo é baseado quase todo no livro de Orwell, com excessão de 2 faixas que já vinham sendo escritas há algum tempo.

George foi agente de policia na Birmania, mas cinco anos depois deixou o seu posto, por alegar opressão daquele povo para com ele, escreveu então the Road to Wigan Pier, Regressou então ao Reino Unido, onde sua vida tomou um rumo incerto. Desempregado ou com empregos de circunstância, deixou definitivamente de ter um percurso convencional; descreveu este período difícil na obra Down and Out in Paris and London . Nunca fez estudos superiores. Juntou-se ao POUM - Partido Operário a União Marxista, uma milícia de tendência trotskista contra Francisco Franco e seus aliados Mussolini e Hitler, na Guerra Civil Espanhola. Foi ferido no peito. Uma bala danificou-lhe as cordas vocais, saindo pelas costas, e desde então sua voz ficou ligeiramente alterada. Mais tarde escreveria o livro "Lutando na Espanha", em que relata sua experiência na Guerra Civil Espanhola.

Morreu no dia 21 de janeiro de 1950, de tuberculose , na miséria, incompreendido pela sua época, desmoralizado, abatido com "alguém de duas pernas", descanse em paz.

Nenhum comentário: