sexta-feira, agosto 15, 2008

Secretaria de Cultura sem Cultura...


Mês de agosto à gosto da falta de visão da nossa secretaria de cultura, mas eu não vim falar deles, mas vale perguntar ao Robério Braga se o cargo de Secretário d CUltura dele é vitalício?, mas enfim eu vim aqui fazer uma certa propaganda da banquinha de tacacá do largo, onde eu vi um surgimento, ainda que meio timido de um movimento cultural muito forte, que tenho fé que se propague, engraçado o sêo Joaquim de certa forma demonstra que não precisa gastar milhões, como o nosso querido Secretario Piriguete da Cultura, gastando dinheiro com presenças sociais de atores e etc, não precisar gastar com festival de ópera e cinema, basta ter uma banquinha de tacacá, um conhecimento cultural razoável, e simpatia só isso, este movimento cultural que eu citei acima ocorre no largo São Sebastião, sempre que posso, eu vejo alguns eventos promovidos pelo tal Joaquim, eu não o conheço mas pela sua coragem e respeito à cultura já o adoro, como um amigo, eu também acho graça de se fazer um festival enorme de ópera e cinema, e não citar que a maioria da população desta cidade a qual eu vivo, não tem ideia de como se absorve tais informações, por quê? simplesmente porque as escolas publicas não geram este conteúdo pra comunidade estudantil, por que a única coisa que se reconhece em termos de cultura ao grande povo, é o forrró (diga-se de passagem deviam incluir letras de musicas de forró nas aulas de sexologia, ou campanha pra prevenção da aids) e o nosso boi, esta mutação ao meu ver mal realizada com o axé baiano, este "refugo desmoralizador e sem identidade" uma vez o cara me disse:" pow mas é importante estes festivais aqui pra nossa cidade", aí eu pensei, é pode até ser, mas do jeito que a coisa é promovida, só tem importância como influencia politica, "mas o Governo num é pro povo?" enfim, a verdade é que tudo isso é falsa propaganda, nós temos duas Universidades Publicas e nenhuma delas tem"força politica e cultural" pra promover festivais, como o FUM, aquele que o reitor da Universidade Federal do Amazonas,"defendeu com tanto esforço",rsrsrsrsrs, mas tanto, que privatizaram e agora o circuito cultural empobreceu de vez mesmo, a verdade também é que aqui ninguém é motivado a fazer nada em termo cultural, outro dia conversando com o Sandro Abecassis, parceiro de canções e amigo, ele me comentava um fato que havia acontecido com ele, ele estava no estúdio da rádio Amazonas Fm, e um "grande compositor" que fez um "grande sucesso" (meu pai paga a minha faculdade e blah blah blah), quando o locutor em off perguntara pra ele o que ele achava daquele som, e ele severamente respondeu toda a falta de bom senso e as apologias a que o tal "sucesso"faz jus, ae o tal "compositor" responde: "mas é disso que o "pessoal gosta pow", e é aqui que ele tem a razão, independente de estudo, o nosso povo é burro (culturalmente), não se enxerga um palmo a frente dos olhos quando o assunto à frente tem um teor mais refinado, e o cara observa as aberturas dos jogos de Pequim e diz "olha que bonito" se a única coisa que as pessoas sabem assimilar e ausência desta beleza configurada pelos burros formadores de opinião, e não se esqueçam hoje é quarta feira comecem a frequentar o largo São Sebastião, nem precisa comprar nada é só sentar e remontar sua visão sobre o que lhe rodeia...(isto tudo foi muito pobre à ponto de qualquer pessoa até mesmo o Secretário Piriguete da CUltura entender que como disse o poeta Pereira "a Secretaria de cultura não tem competência e nem cultura" para organizar eventos pra este povo burro que se encosta na parede e acha que aparecer na TV ou tocar no rádio é legal. )

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente, as coisas seriam tão interessantes se fossem diferentes, imagine que cômico seria vê nossos caboquinhos a ouvir um jazz, entender a abstração de uma letra musical feita por um jovem louco ou levar sua bela prole p assistir a um espetáculo do grupo metamorfose? São coisas q tbm tento entender e por alguns aspectos me faz deduzir algumas coisas, sendo q concordo qndo diz do forró(tem coisa pior), enfim o que se tem a fazer é dxar a porcaria se espalhar e assisti-la da arquibancada, pois desse show neguinho eu só tenho a rir.


kkkk..rs